inteligencia empresarial
OKTOBERFEST
Carolina Berti
Chrystian Schmidt dos Santos
Talita Viviane Gomes
Thays Popper
Professor Tutor Externo
Alexandre Gerasimenko R. E Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração – ADG 0475 – Seminário Interdisciplinar II
10/11/14
RESUMO
A Oktoberfest é uma festa alemã que se originou em Munique no ano de 1810. A cidade de Blumenau se inspirou nessa festa para arrecadar dinheiro, porque a cidade havia passado por uma grande enchente no ano de 1984, quando o Rio Itajaí-Açu passava dos 16 metros do seu nível normal. Então para animar a população e arrecadar dinheiro, surgiu a Oktoberfest em Blumenau, que até hoje é a maior festa germânica fora da Alemanha. E que contribui muito para nosso turismo no mês de Outubro
1 INTRODUÇÃO
Em 1984 Blumenau passava por uma das maiores enchentes da sua história. A Oktoberfest foi uma alternativa para a cidade se reerguer financeira e psicologicamente. E acabou transformando-se numa das maiores festas germânicas do mundo, ficando atrás apenas da original que acontece na própria Alemanha. Mediante esses fatos, este trabalho possui o objetivo de apresentar o impacto econômico que esta festa traz para nossa cidade.
Por conta disso, esta pesquisa é caracterizada como básica porque visa gerar novos conhecimentos. Além disso, é qualitativa e documental devido a sua abordagem conceitual e teórica.
No primeiro momento apresenta-se a história e preservação da cultura, e no segundo momento as oportunidades de negócio e a economia local e regional.
2 HISTÓRIA DA OKTOBERFEST EM BLUMENAU
Quando a cidade tinha apenas um ano de vida, em 1851, houve a primeira enchente causando grandes estragos à colônia nascente. A população reagiu de maneira surpreendente, persistiram e ficaram no mesmo lugar. Persistência que até nos dias de hoje, o blumenauense carrega consigo. Em 1983 houve uma grande enchente que foi responsável pela destruição de boa parte da cidade.