Inteligencia empresarial
Inteligência empresarial apresenta no atual ambiente de negócios como uma prática que permite aos empresários, agilidade nas decisões e conseqüentemente ganho de competitividade.
1.1 Conceitos
A definição mais usual para Inteligência empresarial é a prática adotada pelos empresários e suas capacidades em verificar e interpretar os dados coletados pelos sistemas de forma que estes possam dar suporte para as tomadas de decisões.
O termo inteligência de acordo com o dicionário Michaelis significa: “faculdade de entender; pensar; interpretar, entendimento, intelecto”. De acordo com Wolfman (2001), em termos sociólogos, a inteligência é a capacidade de captar e responder às expectativas sociais.
De acordo com Tyson (1990, apud JUNIOR et al, [1999?]):
A inteligência empresarial pode ser definida como um processo analítico que transforma informações públicas em conhecimento estratégico relevantes para uma organização sobre seus concorrentes, sua posição no mercado, performance, capacidades ou intenções.
A inteligência empresarial visa articular o processo de coleta, análise e disseminação de informações relevantes para uma organização, de modo a favorecer a tomada de decisões.
A inteligência empresarial (IE) consiste na criação de meios para sistematização dos processos de coleta, tratamento e análise de informações sobre diferentes aspectos do ambiente externo das empresas. Para tanto, apóia-se em tecnologias adequadas, na interação intensa entre as fontes e usuários de informação, na construção de cenários para novos negócios e na disposição para inovar.
A inteligência empresarial tem como objetivo permitir que os gestores se antecipem às tendências do mercado e da concorrência, de modo que possam detectar e analisar as oportunidades e ameaças e avaliar as estratégias que serão adotadas, contribuindo para o processo de tomada de decisão. Portanto, a IE volta-se para a organização, buscando encontrar a melhor maneira