Inteligencia Competitiva
Inteligência competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência como um programa sistemático de coleta e análise da informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando atingir as metas da empresa.
O tema Inteligência Competitiva já se faz cada vez mais presente, quando da elaboração de planos estratégicos, planos de marketing, planos de vendas e principalmente planos de desenvolvimento de negócios. Assim, o crescimento de uma empresa de forma sustentável, passa cada vez mais pela análise do mercado de atuação, de seus concorrentes e acima de tudo de seus clientes e consumidores. Ou seja, sem informações mercadológicas, aumenta o risco na tomada de decisão por parte dos dirigentes de uma empresa e aumenta o risco da empresa perder vendas, perder mercado, perder rentabilidade.
Objetivo
O objetivo da inteligência competitiva é ampliar as condições de competitividade de uma empresa, reorientando seu modelo de negócios, suas metas, planejamentos, etc.
A inteligência competitiva ajuda as empresas a se organizarem internamente, mais também captar os clientes e mercado como um todo, analisando tendências e cenários, permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo. Alem de obter lucros as empresas que utilizam a inteligência competitiva evitam custos, têm processos de tomada de decisões melhores, habilidade e capacidade de usar o conhecimento para buscar uma posição competitiva.
Por que uma empresa brasileira deveria desenvolver a inteligência competitiva? Que vantagens imediatas as empresas obteriam?
Empresas que utilizam a inteligência competitiva aprendem mais rápido e implantam mudanças e inovações com mais eficácia que seus concorrentes e com isso possuem melhores condições de detectar e avaliar ameaças e oportunidades (SWOT) e definir qual será a melhor estratégia.
Ao analisar os passos de seus