ergonomia
Os avanços tecnológicos vêm transformando as empresas, provocando uma reestruturação dos sistemas gerencial, organizacional e administrativo, e, consequentemente, apresentando à classe trabalhadora, alterações consideráveis decorrentes dessas transformações rápidas e contínuas.
Nesse contexto, nota-se que a qualidade de vida está diretamente relacionada com o mercado global, ou seja, com as organizações e com o trabalhador e investir na melhoria ergonômica do colaborador pode ser uma estratégia para que a organização renove as formas de trabalho e eleve ao mesmo tempo a satisfação do pessoal e a produtividade das empresas. Investir na melhoria ergonômica do colaborador e auxiliá-los para trabalhar em posturas corretas, pode ser uma estratégia para que a organização renove as formas de trabalho e eleve ao mesmo tempo a satisfação do pessoal e a produtividade das empresas.
É oportuno lembrar que os indivíduos dedicam grande parte do tempo ao trabalho, por isso o ambiente de trabalho deve estar adequado às características e necessidades do trabalhador. Nesse sentido, pode-se notar que o posto de trabalho de soldagem precisar ser melhorado em aspectos físicos como iluminação, temperatura e adequar à mobília o que pode favorecer a correção da postura do profissional.
Portanto, na presente pesquisa abordaremos os conceitos de ergonomia, tornando assim contribuinte para a prevenção de problemas ocasionados pela falta da tal.
2.0 O QUE É ERGONOMIA?
O termo Ergonomia é derivado das palavras gregas Ergon (trabalho) e nomos (regras). ERGONOMIA é a disciplina que estuda as características físicas e psicológicas, habilidades e limitações humanas com objetivo de aplicar essas informações ao desenho de máquinas, instrumentos de trabalho e de mais objetos de uso. Trata- se de uma ciência interdisciplinar que busca reduzir os problemas de relação homem-máquina mediante uma adequação do aparelho ao operador.
A ergonomia (ou human factors)