Intelig Ncia Artificial
Estudo de Caso: Introdução Teoria dos Jogos e Estratégias de busca
Nome: João Leonardo da Silva Junior
1) Existe diferença entre Inteligência Artificial acadêmica e a utilizada em jogos eletrônicos? Justifique de acordo com o texto.
R.: Sim, enquanto no meio acadêmico é necessário o estudo formal, baseando-se principalmente em teorias, a aplicação de IA para jogos é totalmente prática e, de certa forma, mais simplificada (dado que as técnicas utilizadas para obter o resultado esperado não são tão importantes como em um estudo acadêmico), embora ainda existam dúvidas quanto o que é considerado IA ou não (como por exemplo, colisões, ao meu ver, pertence à física).
Essa diferença deve-se pelo fato que jogos são um meio de entretenimento (embora haja casos de “jogos sérios” voltados para a educação), e que a indústria de jogos tem um potente mercado que fatura bilhões de dólares por ano, portanto, é fácil compreender a informalidade na área de IA, dado os cenários que um desenvolvedor de jogos é submetido durante seu trabalho (principalmente pelo curto prazo para criar um produto onde uma boa quantidade de capital foi investida).
2) Onde a Teoria de agentes vista em sala é aplicada a jogos eletrônicos? R.:
3) Construa uma linha de tempo iniciando na década 60 e avançando década a década com os principais acontecimentos relacionados a
IA e desenvolvimento dos jogos em cada uma.
R.:
4) O texto cita diversos jogos e específica a técnica de IA utilizada em cada um. Cite quatro exemplos de jogos e a técnica utilizada em cada um.
R.:
5) Como os algoritmos de buscas (item 3.2.4 do texto) se diferenciam dos Sistemas baseados em regras (item 3.2.3)?
R.:
6) Cite pelo menos dois jogos que utilizam a técnica de Redes Neurais, de acordo com o texto.
R.: BattleCruiser: 3000AD é publicado como o primeiro jogo a utilizar redes