intelegencia
A empatia esta relacionada à compreensão das emoções e perspectivas das pessoas (GOLEMAN, 1998). Os indivíduos empáticos ajudam uns aos outros e trabalham melhor. A inteligência emocional abrange cinco competências que são: o autoconhecimento, a motivação, a empatia, o reconhecimento das emoções e a habilidade interpessoal.
No Mundo das emoções as palavras chaves são treinamento e educação. Você precisa treinar sua emoção para ser feliz. Você precisa educa lá para superar as perdas e as frustrações. Caso contrário, sua emoção nunca estará estável [...] (AUGUSTO CURY, 2009).
Segundo o psicólogo Daniel Goleman, PhD, em seu livro Inteligência Emocional, a empatia esta relacionada à compreensão das emoções e perspectivas das pessoas (GOLEMAN, 1998). A maioria da situação de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
Para entender o sucesso da teoria da inteligência emocional, é preciso levar em conta a situação da psicologia americana, saturada de conceitos como o de QI e aplicação de testes cognitivos. Nesse contexto, uma teoria que, baseando-se em novos conhecimentos da neurologia, falava da importância das emoções tornou-se uma espécie de antídoto contra a excessiva tecnicidade e aridez dos sistemas baseados em medições de QI e em performances intelectuais. (GOLEMAN,1995, p.)
Foi a partir dos conceitos de Inteligência Interpessoal e Intrapessoal, que se iniciou o estudo sobre a Inteligência Emocional (GOLEMAN, 1995).
Já o autor Weisinger (1997, p. 14) sugere que “a Inteligência Emocional é simplesmente o uso inteligente das emoções – isto é, fazer intencionalmente que as emoções trabalhem a seu favor.
O autor Gardner