Integração
2012/2013
Estrutura familiar e dinâmica social
Trabalho realizado por:
Rute Amorim
Índice
Introdução
O tema deste trabalho é “Estrutura familiar e dinâmica social”, e vou falar sobre o conceito de parentesco, Identificar as funções sexual, reprodutiva, económica, educativa e de socialização da família e modificação com os processos de urbanização e industrialização, analisar novos tipos de família na sociedade contemporânea e a sua relação com a sociedade, entender a democracia das emoções como proposta para a resolução de conflitos familiares.
Compreender o conceito de parentesco
Parentesco é a relação que une duas ou mais pessoas por vínculos de sangue ou sociais (sobretudo pelo casamento).
Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco, os membros da família partilham o mesmo apelido, herdado dos ascendentes directos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações. O parentesco estabelecido mediante um ancestral em comum é chamado parentesco consanguíneo, enquanto que o criado pelo casamento e outras relações sociais recebe o nome de parentesco por afinidade
Chama-se de parentesco em linha repta quando as pessoas descendem umas das outras directamente (filho, neto, bisneto, trisneto, tataraneto, etc.), e parentesco colateral quanto as pessoas não descendem uma das outras, mas possui um ancestral em comum (tios, primos, etc.). O parentesco que temos com qualquer pessoa sendo pai, mão, tio ou até mesmo prima ‘’liga-nos’’ de uma forma mais directa, em que as afinidades e cumplicidades normalmente seriam muito mais fortes do que com qualquer outra pessoa.
Função sexual, reprodutiva, económica, educativa e de