integração na leitura
1 SÍNTESE REFLEXIVA INTERDICIPLINAR 4
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
3 REFERÊNCIAS 8
1. SÍNTESE REFLEXIVA
As tranças de Bintou é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf que narra a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes. A menina admirava as tranças de todas as mulheres de sua aldeia e questionava as pessoas e animais quando ela cresceria para poder usar tranças. Então, sua avó conta a ela uma história explicando o porquê as crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica mais conformada. A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afrodescendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos.
A leitura deste conto faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa deve-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo, desta forma ocorrerá diversas conexões e relações entre diferentes estilos.
“ As Tranças de Bintou” proporciona novos saberes ao explanar a aprendizagem de diversas áreas do conhecimento no processo de formação e desenvolvimento das crianças, através do convívio com as experiências as quais lhes são proporcionadas e apresentadas de forma real e nas praticas sociais as quais vivem. Sua aprendizagem de conteúdos e conhecimentos são transmitidas por mediação com os educadores. Na atualidade, a concepção de educação infantil, sua maneira de partilhar novas saberes e a forma de atendimento as crianças vem sofrendo mudanças bastante significativas.
O texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” engloba diferentes aprendizagens por intermédio de enriquecermos diversas variedades de conexões e