Integradoras
TECNOLOGIA DA GESTÃO PÚBLICA
ATIVIDADES INTEGRADORAS IV ATIVIDADE 1
BSB, 25 DE MARÇO DE 2012.
PERGUNTAS:
O aluno deverá tomar por referência uma organização pública da localidade ou região onde mora. Considere-se que esteja, atualmente, ocupando função de gestor de uma repartição pública e do ponto de vista dos conhecimentos sobre
Finanças Públicas, em estudo deverá fazer entrevista com contadores ou funcionários públicos da área financeira sobre os aspectos relativos à importância e utilidade sobre a aplicação desse conhecimento no processo de gestão pública.
Descreva sobre os resultados da entrevista identificando experiências do uso de tais conhecimentos assim como quais pontos das Finanças Públicas podem favorecer (aspectos positivos e oportunidades) e comprometer (aspectos negativos e ameaças) em relação ao bom desempenho das atividades do poder público. Procure estabelecer relação dos aspectos levantados e analisados deste conteúdo com pelo menos outro conteúdo de outra disciplina já estudada ou em estudo.
RESPOSTAS:
O Orçamento Público no Brasil tem se notabilizado como inacessível à maioria das pessoas, devido não só a sua formatação técnica, com uma linguagem desconhecida que impossibilita seu entendimento para parte da população, como também pela falta de transparência no trato do bem público, fruto de uma grande tradição antidemocrática vivenciada ao longo da história do Brasil.
Os sistemas de controle público, definidos constitucionalmente como Interno e
Externo são responsáveis pela avaliação da Gestão dos gestores públicos federais e pela fiscalização dos programas de governo constantes do orçamento fiscal e da seguridade social. Nesse sentido, devem prestar contas todos aqueles que utilizam, arrecadam, gerenciam, guardam ou administram bens, valores e dinheiros públicos inclusive às entidades privadas que recebem recursos da União.
Nos últimos anos, os setores públicos vêm apresentando