Integrador
1. Dados de Identificação
Título: “Gestão de Pessoas como diferencial competitivo”
Autores:
Curso:
Polo:
Linha de Pesquisa: Gestão de Pessoas.
2. Justificativa
Quando falamos de Gestão de Pessoas estamos falando de gente, de mentalidade, vitalidade, ação, proação. A Gestão de Pessoas é umas das áreas das organizações que mais tem sofrido mudanças e transformações, seja nos seus aspectos tangíveis e concretos como principalmente nos aspectos conceituais e intangíveis. A visão que se tem hoje desta área é totalmente diferente de sua tradicional configuração quando recebia o nome de Administração de Recursos Humanos, muita coisa mudou.
Com o avanço desenfreado de novas tecnologias as organizações competitivas, percebem que o diferencial oferecido em seus produtos e serviços concentra-se na Gestão de Pessoas. A variável humana tem sido considerada um elemento fundamental na expansão da melhoria da qualidade e do incremento da produtividade. Sendo assim sempre serão as pessoas que farão a diferença e a personalização das organizações, tornando-as distintas umas das outras.
O tema escolhido tem por intuito mostrar qual a importância das pessoas em uma organização, pois atualmente a captação e a retenção de pessoas com talentos têm sido trabalhadas no ambiente das mais diversas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.
Assim o contexto em que a Gestão de Pessoas está inserida, é representado pelas organizações e pelas pessoas, em resumo as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para alcançar seus objetivos e cumprir suas missões.
3. Pergunta de Pesquisa
Como atrair, motivar e reter pessoas com talentos?
4. Hipótese
Até pouco tempo, o relacionamentos entre as pessoas e as organizações eram divergentes e conflituosos, pois os objetivos das organizações eram somente lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos físicos e