Integrador
PROJETO INTEGRADOR
2013.2
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE
Degradação do Solo em Salvador
Salvador – BA
2013
Degradação do Solo em Salvador Pré-projeto apresentado para o Projeto Integrador como requisito básico para a apresentação do mesmo no Curso de Engenharia Civil com a orientação do professor Marco Antonio Rocha Monteiro
Salvador – BA 2013
SUMÁRIO
TOC \o "1-3" \h \z 1INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO42JUSTIFICATIVA53OBJETIVOS64METODOLOGIA85REFERENCIAL TEÓRICO96RESULTADOS ESPERADOS117CRONOGRAMA128REFERÊNCIAS13
INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃOO Brasil possui cerca de 1,7 milhões de quilômetros de estradas, porém, somente 10% são pavimentadas, equivalente a 172.897 quilômetros, e a maioria das estradas pavimentadas possuem mais de dez anos sem reformas.
Em diferentes regiões do Brasil, as condições de conservação, pavimentação e sinalização da rodovias é irregular ou deficiente.
Na capital baiana, depois dos constantes engarrafamentos, fica em segundo lugar no ranking de reclamações dos soteropolitanos - em relação à infraestrutura da cidade - a degração do solo . Os buracos são de todos os tamanhos, formatos e profundidades.
Centenas de buracos desses já foram recapeadas, porém, a falta de manutenção, de pavimentação, somada com a vida útil (há muito tempo expirada) da malha viária e ainda agravada pelas recentes chuvas, faz com que seja um transtorno para os donos de veículos trafegarem pela Capital.
Além disso, as condições de nossas rodovias compromete a expansão econômica do Brasil, tornando mais caro e mais inseguro o transporte de mercadorias para o mercado interno e externo, diminuindo a capacidade concorrencial do Brasil e a qualidade de seus serviços logísticos.
2 JUSTIFICATIVA Os fatores que são os maiores inimigos do afalto são principalmente as