integracao
Imagine-se recebendo um convite para um evento. No dia e hora marcada, você comparece ao local. No entanto, não lhe informaram que o traje ideal para aquele momento era esportivo e você compareceu a rigor. As pessoas que você esperavam comparecer, tiveram um imprevisto e você ficou sentado à mesa, cercado de vários desconhecidos que esboçavam um sorriso aparentemente simpático, mas isso não o fazia sentir-se à vontade. Resultado: quanto menos tempo você ali estivesse, melhor seria. Essa cena imaginária pode ser uma alusão a um profissional recém-contratado que chega à organização e que não passa por um processo de integração. Para quem já faz parte equipe, a empresa é um local simples e perfeitamente conhecido. Mas, para aquele que inicia suas atividades, tudo é novidade e sua performance dependerá da forma como ele é recebido pelo ambiente organizacional. Vejamos abaixo, algumas dicas que facilitam a integração de um talento. Um processo que nem sempre recebe a devida atenção dos dirigentes organizacionais.
Etapas importantes na integração de um novo colaborador:
1. A integração é um processo importante como qualquer outro procedimento da empresa, portanto deverá ter o apoio da alta direção para que seja realizado da forma correta e que possa alcançar seu objetivo.
2. Na integração o novo colaborador deve se sentir parte de uma equipe, onde ele ira atuar e terá que se comprometer a ajudar a empresa a crescer.
3. Ao valorizar o novo colaboração na integração ele se sentirá parte da equipe e poderá se comprometer mais com sua atividade na empresa e poderá explorar mais seus potenciais.
4. Para que o novo colaborador se sinta a vontade com a empresa é necessário que a cultura organizacional e a forma de comportamento esperada dos colaboradores seja apresentada sempre aos novos colaboradores na integração. Com isso o novo colaborador poderá se sentirá acolhido e terá mais chance de ficar por mais