Insulina
Uma insulina de ação intermediária com um tempo aproximado de início de 2 horas e duração de ação de 24 horas, consistindo em uma insulina bovina ou porcina reagida com cloreto de zinco e protamina para formar um complexo protéico com uma proporção de insulina livre e ligada, fornecendo ação intermediária entre a insulina regular e a insulina protamina zinco.
Existem vários tipos de insulina, com início de efeito, período de concentração máxima e duração do efeito que variam conforme o tipo de insulina. A seleção da mais apropriada ou combinação de diversos tipos dependem da resposta individual ao fármaco, das condições do diabete e dos hábitos do paciente.
A insulina pode ser extraída do pâncreas do boi ou do porco ou através de biotecnologia com obtenção de molécula idêntica a insulina humana.
As insulinas bovina e porcina podem ser obtidas através de purificação simples ou sofrerem processos mais complexos para extrair outros peptídeos pancreáticos, neste caso sua denominação é acrescida de termos tais como " altamente purificados" ou " monocomponentes" .
Os três tipos de insulina ( humana, suína e bovina) causam efeito semelhante no homem e são denominadas insulinas regulares ou simples ou de " single peak" ( único pico de ação). São cristalinas, solúveis em água e com início do efeito imediato pela via venosa ou após 30 minutos pela via subcutânea. São também denominadas insulinas solúveis ou insulinas não modificadas.
A insulina regular pode ser complexada com proteínas para liberação lenta (ex: insulina isofana ou NPH e insulina PZI) ou modificando o tamanho da partícula ( ex: suspensão de insulina zinco).
De acordo com a duração do efeito, podem ser classificadas:
De curta duração - ao redor de 6 hs (insulina regular ou simples)
De efeito intermediário - com duração até 24 horas
De longa duração - ao redor de 36 horas
As insulinas bifásicas contém dois tipos de insulina, de modo a proporcionar picos e tempos de