Direito
Manchón, Francisco. Princípios de economia. São Paulo: peasorn prentice hall. 2007
Pinho, diva benevides et al. Manual de economia. 5ª. Ed. São Paulo. http://www.bcb.gov.br/Pre/bcUniversidade/Palestras/BC%20e%20Universidade%2014.3.2008.pdf 1ª QUESTÃO:
1.1. Quais são os principais instrumentos de Política Fiscal? Como a atuação do governo do lado da RECEITA e DESPESA pública pode afetar a economia? Resposta 1.1 – A política fiscal refere-se às decisões do governo sobre o nível do gasto público e sobre os impostos. Sendo esses os principais instrumentos de política fiscal. Dentro do gasto público inclui dois tipos de gastos, as compras do Estado e as Transferências.
A utilização do gasto público, e do imposto, ajuda a terminar a distribuição dos recursos do governo entre bens privados e coletivos. Incidem sobre a renda e o consumo dos indivíduos e dá incentivos ao investimento e outras decisões econômicas.
A atuação do governo pode ser utilizando tanto da política fiscal restritiva, quanto da política fiscal expansiva, onde a restritiva aumenta o valor da receita (impostos), implicando diretamente na queda: do gasto público, consumo privado, demanda agregada, produção e emprego; e a expansiva onde reduz-se a receita (impostos), implicando diretamente no aumento: do gasto público, consumo privado, demanda agregada, produção e emprego.
O imposto afeta a economia de forma que Reduz a renda do indivíduo (o que influi tanto nos gastos em bens e serviços quanto no montante da poupança privada), e o imposto também influi sobre o preço dos fatores de produção.
Concluímos então que a política fiscal é gerida pelo setor governo, onde ele próprio determina às regras.
2ª QUESTÃO:
2.1 - O que é a moeda? Quais são suas funções? Qual é o conceito de M4? Qual é sua composição? Quais são suas propriedades e finalidades.
Resposta: 2.1-
Moeda é o meio através do qual são efetuadas as transações monetárias. É todo ativo