insuficiencia renal
Excreção de produtos do metabolismo e de substâncias ingeridas(uréia, creatinina, ácido úrico, ácidos orgânicos, bilirrubina conjugada, drogas e toxinas),Regulação do equilíbrio hidroeletrolítico, Regulação da osmolalidade, Regulação das concentrações de eletrólitos, Regulação do equilíbrio ácido-basico, Regulação da pressão arterial, Secreção, metabolismo e excreção de hormônios(Renina, Calcitriol e Eritropoitina).
O rim possui duas funções básicas: função endócrina, apesar de não ser uma glândula endócrina, e a homeostática, que constitui sua principal função. Não se sabe até hoje quais as estruturas renais responsáveis pela função endócrina do rim, mas pesquisadores acham que a porção secretora encontra-se principalmente no complexo justaglomerular, localizado no córtex renal.
Função endócrina
• Secreção de renina: Esta substância é responsável pela ativação do sistema Renina-angiotensina II através da ação enzimática sobre a reação de transformação de angiotensinogênio em angiotensina I, que por sua vez transforma-se em angiotensina II sob ação da enzima conversora de angiotensina que age fazendo a vasoconstricção das arteríolas eferentes no rim, aumentando a filtração glomerular e a ação sobre o córtex da adrenal, levando à produção de aldosterona. Esta, por sua vez, age nos túbulos renais estimulando a retenção e absorção de sódio. Por mecanismos osmóticos, a água também tem sua absorção aumentada. A conseqüência disso é o aumento da volemia e, então, hipertensão arterial.
• Secreção de eritropoietina: um fator de crescimento com ação única e específica de estimular a medula óssea a produzir glóbulos vermelhos. Esse hormônio tem sua produção aumentada em condições de hipóxia. •Funções exócrinas:
- Produção de hormonios
• renina, eritropoietina, calcitriol
- Produção de substâncias bioactivas
- Síntese de glicose, angiotensinogéneo e amónia
- Metabolismo de algumas substâncias
Função homeostática
• Manutenção de um volume