Produção textual
ANDRÉIA LUISA FORGIARINI
PESQUISA
CARAZINHO
2011
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
O processo de recrutamento passa por vários momentos, decisão de preenchimento do cargo vago, preenchimento da ficha de pedido de pessoal, definição da função, escolha das técnicas de recrutamento e eventual atração dos candidatos.
Decisão de Preenchimento de um Cargo e Requisição de Pessoal:
Preencher uma vaga é uma decisão importante para a organização, pois além de esta ser feita por tempo indeterminado vai implicar custos fixos, pelo que se devem ponderar alternativas ao início do processo de recrutamento nomeadamente: a) redistribuição das tarefas do cargo vago pelos outros colaboradores; b) eliminação ou automatização de tarefas; c) alteração ou enriquecimento das competências das funções próximas ao cargo vago mediante uma reanálise das mesmas (Câmara, Guerra e Rodrigues, 2003); d) estabelecimento de horários flexíveis; e) recurso a trabalho em part-time; f) recurso a agências (Rocha, 1997).
Definição do Perfil da Função:
Quando se procede à análise de uma função, existem três elementos a abordar (Câmara, Guerra e Rodriguês, 2003):
1. Identificar a função concretamente, o seu título e o seu enquadramento na organização;
2. Especificar os requisitos pretendidos para o candidato nomeadamente: aptidões e competências técnicas, experiência anterior, dimensões comportamentais exigidas para o sucesso na função e fatores preferenciais;
3. Especificar o que a organização oferece em troca como remuneração e benefícios atribuídos, oportunidades de formação e de carreira, o local de trabalho, o horário, entre outros.
Escolha do Tipo de Recrutamento:
O próximo passo consiste em escolher o gênero de recrutamento mais indicado para cada caso.
Recrutamento Interno: fazendo algumas transferências, para aproveito dos funcionários experientes.