Insuficiencia Cardiaca Congestiva 1
Patologias do Sistema Cardiovascular
Insuficiência Cardíaca Congestiva
Etiologia
É uma doença crônica de longo prazo, embora às vezes pode se desenvolver repentinamente. A doença pode afetar um dos lados do coração: lado direito ou esquerdo. Alguns fatores podem contribuir para o ICC, como a febre, hipóxia, anemia, anormalidades eletrolíticas e tireotoxicose.
Patologia
Quando ocorre um comprometimento do débito cardíaco, isso leva a ativação de alguns reflexos, que tem como tentativa, uma resposta benéfica para o organismo, tentando restabelecer o débito, no entanto, no decorrer da ativação desses mecanismos, irão ocorrer alterações estruturais, que darão drásticas complicações para o coração, levando assim o ICC.
Manifestações Clínica Os sintomas da insuficiência cardíaca normalmente começam devagar. No início, podem aparecer apenas quando se está mais ativo. Com o passar do tempo, problemas respiratórios e outros sintomas podem começar a serem percebidos mesmo ao descansar. No entanto, os sintomas de insuficiência cardíaca podem também aparecer de repente, logo após um ataque cardíaco ou outro problema cardíaco.
Os sintomas mais comuns da insuficiência cardíaca são:
Falta de ar na atividade física ou logo após estar deitado por um tempo, tosse, inchaço dos pés e tornozelos, inchaço do abdomem, ganho de peso, pulso irregular ou rápido, sensação de sentir o batimento cardíaco (palpitações), dificuldade para dormir, fadiga, fraqueza, desmaios, perda de apetite, indigestão e entre outros.
Diagnóstico Clínico
Evidência adicional para apoiar este diagnóstico virá de um exame físico e dos testes adicionais. Durante o exame físico, o médico conferirá os sinais vitais, determinará sua frequência e ritmo cardíacos e escutará os sons anormais do coração com um estetoscópio. Ele também escutará seus pulmões para verificar os sons anormais da respiração quando o acúmulo de fluidos é perceptível. O médico apertará na pele das pernas e