Instrumentos, Técnicas e Estratégias em Serv. Social I.
A prática seria, então, resultante do seu próprio processo de conhecimento aplicada de forma intencional com ações concretas que leva a transformar vidas.
Sendo assim qual prática o assistente social deve aplicar na busca da transformação social?
Resposta: A pratica da Intervenção.
2) Os Seminários de Teorização que se concretizaram em marcos importantes para o início de um processo de revisão do Serviço Social, tiveram intervenções nas demandas da classe trabalhadora. Surgiram, por exemplo, documentos como o de Araxá que consistiu numa sistematização histórica da prática profissional.
Embora o documento de Araxá tenha abordado questões pertinentes ao instrumental técnico do Serviço Social, não o fez em profundidade. Apesar disso, esse documento teve um aspecto importante destacado. Marque a opção referente a esse aspecto.
Resposta:O documento de Araxá, apesar de salientar a necessidade do conhecimento da realidade, de um indispensável diagnóstico não apresenta nem sinteticamente uma análise da referida realidade, muito menos as contradições nela existentes, porém, firmou o fortalecimento do
Serviço Social enquanto profissão.
O Instrumental é, ao mesmo tempo, técnico e político. Técnico, porque demanda uma competência quanto ao criar, ao selecionar, ao aplicar e ao estabelecimento de mediações adequadas; Político, porque pressupõe e se vincula a um projeto político que pode ou não ser de superação. Deixar de vê-lo assim implica em negá-lo enquanto orientado e como expressão das relações existentes entre os homens e deste com a natureza. Implica vê-lo como algo isolado e deslocado do conjunto sócio-político e