amor ao trabalho profissional
Publicado por Gustavo Rocha - 1 ano atrás
No dia primeiro de Maio comemoramos o dia do trabalho, aquela data mundial onde todos reclamam do que fazem e não trabalham, ficam em casa vendo as manifestações pelo mundo.
Para mim, uma data de muita reflexão.
Indagações que divido com você leitor: O que é efetivamente trabalho? Faço a diferença? Estou somando no time que participo?
Enfim: Como você efetivamente vê o seu trabalho?
O título do artigo é uma frase de Khalil Gibran no seu livro O Profeta. Para mim, uma excelente e única reflexão sobre o tema trabalho. Divido o trecho do livro:
Depois um operário lhe disse: Fala-nos do Trabalho.
E ele respondeu, dizendo:
Vós trabalhais para poder manter a paz com a terra e a alma da terra.
Pois ser ocioso é tornar-se estranho às estações e ficar afastado da procissão da vida que marcha majestosamente e com orgulhosa submissão em direção ao infinito.
Quando trabalhais sois uma flauta através da qual o sussurro das horas se transforma em música.
Qual de vós quereria ser uma cana muda e silenciosa, quando tudo o resto canta em uníssono?
Sempre vos disseram que o trabalho é uma maldição e o labor um infortúnio.
Mas eu digo-vos que quando trabalhais estais a preencher um dos sonhos mais importantes da terra, que vos foi destinado quando esse sonho nasceu, e quando vos ligais ao trabalho estais verdadeiramente a amar a vida, e amar a vida através do trabalho é ter intimidade com o segredo mais secreto da vida.
Mas se na dor chamais ao nascimento uma provação e à manutenção da carne uma maldição gravada na vossa fronte, então vos digo que nada, exceto o suor na vossa fronte, apagará aquilo que está escrito.
Também vos foi dito que a vida é escuridão, e no vosso cansaço fazeis-vos eco de tudo o que os cansados vos disseram.
E eu digo que a vida é mesmo escuridão excepto quando existe necessidade, e toda a necessidade é cega exceto quando existe sabedoria.