Instrumentos de Avaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem
A avaliação educacional é de grande importância na vida social de seus avaliados. A avaliação permite ao professor adquirir elementos de conhecimentos que o tornem capaz de situar, de forma mais correta e eficaz possível, a ação de estímulo, de guia ao aluno permitindo que o mesmo verifique em que aspectos ele deve melhorar em seu processo de aprendizagem.
A seguir, serão apresentados dois instrumentos de avaliação os quais são: Prova (Objetiva e Dissertativa) e a Autoavaliação.
Prova Objetiva: Refere-se a perguntas diretas que pedem respostas minimizadas, onde é possível apenas um resultado. Sua atribuição é avaliar o quanto de dados singulares e específicos do conteúdo o aluno aprendeu. Para a aplicação da prova objetiva é necessário que o professor selecione os conteúdos que serão aplicados nas provas e que elabore instruções em relação a maneira mais adequada de responder as perguntas, ou seja, os alunos precisam compreender claramente o que pede cada questão. Deve ser estabelecido também o valor de cada questão e multiplicá-lo pelo número de respostas corretas.
Prova Dissertativa: Para a efetuação dessa prova o aluno irá defrontar-se com perguntas que exploram a sua capacidade de analisar e julgar os conteúdos das relações estabelecidas. A função principal desse instrumento avaliativo é formular ideias e transmiti-las para o papel, abstrair fatos e verificar a capacidade de analisar o problema central dando ao aluno a oportunidade de expor seus pensamentos, interpretar e se expressar. Para a aplicação dessa avaliação o professor formulará poucas questões para que o tempo seja suficiente para o aluno compor seus pensamentos. Para o processo de análise dessas questões o professor deve definir também o valor de cada pergunta.
Autoavaliação: Trata-se de um diagnóstico oral ou por escrito de maneira livre, ele é fundamental porque é o momento em que o aluno poderá avaliar o seu próprio