etica
Diante das situações apresentadas nos textos propostos, percebemos que ainda falta muito para que o ser humano tenha respeito pelo o outro. Vimos que certos tipos de pessoas passam trote impedido que vidas seja salvas, por conta da irresponsabilidade de um determinado grupos de pessoas hipócritas, que não têm amor pela vida do próximo. Assim sendo podemos que estas pessoas não possuem ética moral.
A ética é uma característica que não pode faltar a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento indispensável na produção da realidade social. Todo homem por natureza tem que possui senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal, e o comportamento apresentado nos textos apresentados referem – se a classificação de bem do mal. Embora relacionado com o agir individual. Mas existem coisas que antes de ser executado o ser humano tem que saber e ter consciência se deve ou não deve realiza - las. Para que não atinjamos a vida e a moral de outras pessoas.
O homem é um ser no mundo, que só realiza sua existência no encontro com outros homens, sendo que todas as suas ações e decisões afetam as outras pessoas. Numa convivência, nessa coexistência, naturalmente há que existir regras que coordenem e harmonizem essa relação. Essas regras, dentro de um grupo qualquer, indicam os limites em relação aos quais podemos medir as nossas possibilidades e as limitações a que devemos nos submeter. São os códigos culturais que nos obrigam, mas ao mesmo tempo nos protegem. Desta forma temos que respeitar o espaço e avida das outras pessoas. Só que ainda enfrentamos um grande problema, a grande falta de moral de alguns, moral e ética não ficou para todo mundo.