Instrumentos da política monetária
Instrumentos da Política Monetária
Georgia Foscarini Fagundes
Os instrumentos da política monetária são utilizados pelo o Banco Central com a responsabilidade de conduzir a mesma.
São vistos como um conjunto de ações que autoridades econômicas usam para controlar a oferta da moeda e a taxa de juros.
Cabe ao Banco Central, emitir moedas, ser o guardião das reservas bancárias, promover empréstimos de liquidez aos bancos comerciais, realizar operações de mercado aberto e o fazer o controle seletivo de crédito.
Os instrumentos de Política Monetária são: Recolhimento compulsório é um dos instrumentos de Política Monetária utilizado pelo Governo para aquecer a economia. É um depósito obrigatório feito pelos bancos comerciais junto ao Banco Central. O recolhimento compulsório tem por finalidade aumentar ou diminuir a circulação de moeda no País. Quando o Governo precisa diminuir a circulação de moedas no país, o Banco Central aumenta a taxa do compulsório, pois desta forma os bancos comerciais terão menos crédito disponível para população, portanto, a economia acaba encolhendo. Ocorre o inverso quando o Governo precisa aumentar a circulação de moedas no país. A taxa do compulsório diminui e com isso os bancos comerciais fazem um depósito menor junto ao Banco Central. Desta maneira, os bancos comerciais ficam com mais moeda disponível, consequentemente aumentam suas linhas de crédito. Com mais dinheiro em circulação, há o aumento de consumo e a economia tende a crescer. Os bancos comerciais podem fazer transferências voluntárias, porém, o depósito compulsório é obrigatório.
Redesconto é outro instrumento de controle monetário, no qual o Banco Central concede “empréstimos” aos bancos comerciais a taxas acima das praticadas no mercado. Os chamados empréstimos de assistência à liquidez são utilizados pelos bancos comerciais somente quando existe uma insuficiência de caixa (fluxo de caixa), ou seja, quando a demanda de recursos