Analisar quais os instrumentos de política monetária são comumente utilizados quando a contenção inflacionária é um imperativo.
Módulo: 4
Atividade: 6.2.1
Título: Analisar quais os instrumentos de política monetária são comumente utilizados quando a contenção inflacionária é um imperativo.
Aluno:
Disciplina: Intr. Economia
Turma:
Introdução A Economia brasileira tornou-se mais eficiente nos primeiros anos da década passada, onde podemos observar que o País vem conseguindo manter a inflação resistente à queda e com crescimento modesto, decorrente da atuação do Copom ( instituído em 20/06/1996, é o Comitê de Política Monetária do Banco Central ) no controle da SELIC ( Sistema Especial de Liquidação e Custódia ), aumentando a taxa para diminuir a demanda – menos consumo gera queda de preços - , ou ainda o contrário, reduzindo a taxa e estimulando o crescimento - com a concessão de mais crédito ao sistema e aumento do volume de moeda em circulação.
[…] A política monetária visa defender o poder de compra de uma moeda, sendo ela expansionista ou restritiva. Na política restritiva, o dinheiro em circulação é diminuído ou estabilizado para desaquecer a economia e manter os preços de mercado. Na política expansionista, o dinheiro em circulação aumenta de quantidade para aquecer a economia , a demanda de mercado e consequentemente o crescimento econômico do país. O aquecimento possui o risco de gerar efeito inflacionário na economia […]
Veremos à seguir os instrumentos utilizados pela política monetária.
Instrumentos de política monetária
A política monetária tem grande influência na economia de um país, na prática atua e controla os gastos na economia nacional, principalmente na renda familiar e nos empreendimentos. Ela sempre avalia as variáveis da macroeconomia. Os instrumentos da política monetária são vistos como um conjunto de ações utilizados pelo Banco Central no controle da oferta de moeda, ou seja, meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preços para