Dimensionamento de uma unidade de Decantação
DIMENSIONAMENTO DE DECANTADOR HIDRÁULICO
sumário
1 Introdução
A decantação é um processo de separação de fases por meio da diferença de densidade existente, sendo assim uma separação gravitacional. Dessa forma, a unidade de decantação numa estação de tratamento de água será de suma importância para o processo de adequação da água ao consumo.
O projeto de estação de tratamento de água para abastecimento público é especificado na NBR 12216/1992, a qual define decantadores como sendo “unidades destinadas à remoção de partículas presentes na água, pela ação da gravidade. Podem ser convencionais, ou de baixa taxa, e de elementos tubulares, ou de alta taxa”.
Segundo Vianna (2002) é desejado que após a passagem no floculador, toda a matéria em suspensão na água bruta tenha sido aglutinada, devido a presença de agente floculante, formando flocos com tamanho e peso suficientes para que na unidade de decantação possam ser separados por meio da ação gravitacional.
A unidade de decantação funciona de maneira que a água floculada que chega na mesma seja distribuída por toda a seção tranversal por meio de uma cortina distribuidora. Esta então percorrerá toda a unidade com velocidade relativamente baixa até que atinja a zona de saída onde se encontram as colhas coletoras. Para a limpeza, pode-se utilizar métodos manual ou mecânico.
Dessa forma, o presente trabalho apresenta o dimensionamento de uma unidade de decantação do tipo laminar de fluxo horizontal para uma vazão de projeto de 203 L/s.
2 Objetivo
Dimensionar uma unidade de decantação para uma vazão de projeto de 203 L/s.
3 metodologia
1
2
3
O procedimento utilizado para dimensionar a unidade de decantação com todos os cálculos e formulações necessárias será apresentado a seguir, de acordo com VIANNA (2002) e RICTHER (2009). Anteriormente a apresentação do dimensionamento, é importante mencionar que, após a