Revoltas Populares da Primeira República
Destino Manifesto é o pensamento de que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus para comandar o mundo, e por isso o expansionismo americano é apenas pela vontade Divina.
Os defensores desse pensamento acreditavam que os povos da América não poderiam ser colonizados por países europeus, mas deveriam governar a si próprios. "Be strong while having slaves", frase de propaganda política do século XIX que usava sua cultura para que pessoas de outros países achassem que os Estados Unidos eram o melhor país do mundo,
Esta superioridade acabou se transformando na ideologia do Destino Manifesto, que gerou uma ideia fixa da predestinação dos estadunidenses da época sobre os outros povos americanos descendentes de indígenas, hispânicos, e escravos negros.
Capítulo à parte era o sentimento de superioridade racial dos estadunidenses sobre os negros - estes eram considerados uma ligação entre os animais e os seres humanos.
Esse pensamento tem afetado até hoje, o povo americano se sente como os donos do mundo. E afetando, também, os outros países, interferindo nas guerras.
Revoltas populares na Primeira República no Brasil
A Guerra de Canudos
Ocorreu no final do século XIX, no sertão da Bahia.
A situação no Nordeste brasileiro era das piores. O povo foi abandonado pelo governo e passou a ser afetado pela fome, seca, miséria no geral. Durante os anos de 1893 a 1897 um pregador da palavra de Deus, Antônio Conselheiro, criou uma cidadela onde todos os sertanejos miseráveis podiam se instalar, ficava localizada na região de Canudos, por isso o nome.
Conselheiro conseguiu, por meio da religiosidade, reunir mais de 20 mil seguidores. O religioso acreditava que podia salvar a todos da pobreza e acabar com as desigualdades sociais.
Quando os coronéis notaram a presença de Canudos, temeram que os sertanejos se voltassem contra o governo, causando algum tipo de revolução. Sentindo-se ameaçados, os republicanos convocaram o