Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
Módulo: 04
Atividade: Atividade Individual
Título: Critérios para análise de projetos de investimentos – TIR e VPL
Aluno: Leandro Alonge da Silva
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 360 Pós ADM 09
Introdução
Neste trabalho falaremos da importância dos métodos TIR e VPL para a tomada de decisão em novos projetos, suas definições, benefícios e desvantagens.
Taxa Interna de Retorno (TIR): é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente.
Valor presente líquido (VPL): também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial.
Justificativa
Taxa Interna de Retorno (TIR)
Vantagens:
Por apresentar uma taxa como resultado, a TIR possibilita que os gestores a identifiquem claramente e possam compará-la com a taxa estabelecida para o custo de capital. Assim, a sua utilização é muito bem aceita entre os executivos financeiros que, em geral, preferem decidir com base em uma taxa expressa em percentual, ao contrário do VPL que apresenta um número natural.
Desvantagens:
Por mais estranho que possa parecer, é possível encontrar dois valores diferentes para a TIR de um mesmo projeto. Se o investimento produzir diversos fluxos de caixa (entradas e saídas), o cálculo da TIR pode resultar em dois ou mais valores. Esta é uma excentricidade matemática que, embora não seja uma ocorrência frequente, pode confundir significativamente o problema. Se o analista obtém dois resultados e um deles não parece razoável, ele pode optar por aquele que mais se assemelha a de outros projetos similares anteriores. Se os dois resultados estiverem próximos e ambos forem