Instrumentos de Política Monetária
Módulo: 4
Atividade: Atividade Individual
Título: Instrumentos de Política Monetária
Aluno: Fabiana de Campos Amos
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: GRECEAD_T0084_1012
Introdução
Esta composição tem como objetivo apontar alguns dos instrumentos utilizados na política monetária, explicando-os de forma simples. Após sua análise, o leitor terá entendimento básico sobre os temas tratados o que facilitará a compreensão dos assuntos econômicos tão abordados na mídia, bem como as situações financeiras que atingem a todos como aumento de preços, inflação, juros, etc. O desenvolvimento deste trabalho foi feito através de pesquisas na internet e embasado no estudo do módulo 4 da disciplina de Introdução a Economia da Fundação Getúlio Vargas.
Instrumentos de política monetária
Os instrumentos básicos de uma política monetária são:
1. Incentivo / Restrição ao Crédito – utilizados pelo governo como instrumentos de desenvolvimento microeconômico, restringindo ou incentivando o acesso ao crédito de determinados segmentos. Por não ser controlado pelo Banco Central, este deve considerar os efeitos causados na circulação do dinheiro para poder dosar a utilização dos outros instrumentos no cumprimento de seus objetivos.
2. Compra / Venda de Títulos Públicos – para promover uma política monetária expansionista, o Banco Central compra títulos públicos entregando dinheiro em troca deles. Já para limitar a liquidez do sistema, ou seja, promover uma política de restrição, ele vende os títulos para tirar o dinheiro de circulação.
3. Depósito Compulsório – o Banco Central recolhe compulsoriamente parte dos depósitos efetuados pelos clientes nos bancos com objetivo de reduzir o poder que os bancos possuem em duplicar o dinheiro através de empréstimos bancários e minimizar o risco da perda ou diminuição do patrimônio dos particulares, controlando ainda a quantidade de dinheiro em circulação.
4. Taxa do