Instrucoes provisorias concurso 2011
Estas instruções provisórias estão sendo divulgadas visando a preparação adequada dos candidatos. No entanto, modificações poderão ocorrer quando da aprovação das instruções definitivas que serão publicadas no Diário Oficial da União e disponibilizadas na Internet no mês de maio de 2011.
1. Faixa etária: possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2012.
2. Escolaridade exigida para a inscrição: ter concluído a 3ª série do Ensino Médio, na forma da legislação federal que regula a matéria; se a estiver cursando no ano de realização do concurso, poderá ser inscrito, mas somente será habilitado à matrícula se concluir essa série com aproveitamento, antes do encerramento do processo seletivo.
3. Provas do Exame Intelectual (EI): quatro dias divididos em dois finais de semana consecutivos: 1º dia de prova (sábado) - Matemática (peso 2);
2º dia de prova (domingo) - Português (peso 2) e Redação (apenas caráter eliminatório);
3º dia de prova (sábado) - Física-Química (peso 2); e
4º dia de prova (domingo) - Geografia-História (peso 2) e Inglês (peso 1).
Será considerado reprovado no exame intelectual e eliminado do processo seletivo o candidato que não obtivernota igual ou superior à nota mediana* de cada uma das provas: FísicaQuímica; História-Geografia; Matemática; Português e Inglês.
* Mediana é uma medida de tendência central que indica exatamente o valor central de uma amostra de dados.
Exemplo 1:
As notas de uma disciplina de um determinado concurso de admissão, colocadas em ordem crescente, foram: 4,0; 4,0; 5,0; 7,0; 7,0.
São cinco notas.
A mediana é o valor que está no centro da amostra, ou seja, 5,0.
Exemplo 2:
As notas de uma disciplina de outro concurso de admissão, colocadas em ordem crescente, foram:
2,0; 3,0; 3,0; 5,0; 7,0; 8,0; 10,0; 10,0. Como a amostra possui oito valores e, portanto, não há um valor