Ciclo de Refrigera o
Diagrama
Introdução
Em algumas aplicações é necessário que ocorra uma transferência de calor de um ambiente frio (em uma temperatura mais baixa) para outro mais quente (em uma temperatura mais alta), porém essa transferência de calor não ocorre naturalmente. Assim, alguns dispositivos (refrigeradores) são projetados para que essa transferência ocorra. Os ciclos no qual eles se baseiam são chamados de ciclos de refrigeração.
É um sistema térmico que continuamente transfere energia térmica (calor) de uma região de baixa temperatura para outra em alta temperatura. Como este fluxo contraria a tendência natural do calor, só é possível absorvendo trabalho externo.
O ciclo de refrigeração tem uma entrada de calor, uma saída de calor e uma entrada de trabalho.
Diagrama de Equipamentos: Os processos de ciclos de refrigeração ocorrem em quatro equipamentos básicos, que são:
1- Compressor
2- Condensador
3- Dispositivo de Expansão
4- Evaporador
Os equipamentos do ciclo estão interligados da seguinte forma:
Estado de fluido refrigerante que circula no Sistema:
1. Vapor – Baixa pressão – Baixa temperatura
2. Vapor – Alta pressão – Alta temperatura
3. Liquido – Alta pressão – Alta temperatura
4. Liquido e Vapor – Baixa pressão – Baixa temperatura
O fluido refrigerante, na condição de mistura de liquido e vapor, entra no evaporador, retira energia do meio interno e se vaporiza completamente.
No estado de vapor, O fluido entra no compressor, onde é comprimido e bombeado até o condensador. No condensador o fluido libera energia para o meio externo transformando-se em liquido.
No estado de liquido, o fluido passa pelo dispositivo de expansão onde tem sua pressão reduzida até a pressão do evaporador, reiniciando o ciclo.
Compressor: Promove o bombeamento do fluido refrigerante, que ao retornar do evaporador no estado gasoso é bombeado para o condensador, causando baixa pressão do evaporador e alta pressão no