Instituições Sociais
A Instituição social é o conjunto de regras e procedimentos reconhecidos pela sociedade, mantendo a organização do grupo e ajudando nas necessidades dos indivíduos que participam dele, agindo contra as mudanças para conservar a ordem. Instituição Social é o mesmo que grupos duráveis, como por exemplo, instituições familiares, educacionais, religiosas e políticas.
Instituições Familiares
A família é o primeiro grupo social a que pertencemos. É um tipo de agrupamento social cuja estrutura em alguns aspectos varia no tempo e no espaço.
A família pode ser classificada em dois tipos básicos: família conjugal (reúne o marido, a esposa e os filhos) e consangüínea (reúne, além do casal e seus filhos, outros parentes, como avós, netos, genros e noras).
A família recebe grande influência do modo de reprodução em que está introduzida. As relações básicas duma sociedade irão influenciar direta ou indiretamente, a estrutura familiar.
Instituições Educacionais
A educação é o meio em que a sociedade transforma o indivíduo em um cidadão, dotado dos direitos e deveres impostos pelo sistema social. Além disso, a educação tem funções de transmitir os conhecimentos produzidos pelo homem, profissionalização, socialização, desenvolvimento pleno da cidadania e cumprimento de papeis sociais.
Instituições Religiosas
A religião é superestrutura quando se torna um conjunto de mediações simbólicas e gestos rituais, quando se torna doutrina explicativa do mundo, a serviço de nações e impérios. A essência da religião infra-estrutura é o reconhecimento da relatividade das coisas, do criado. Ela não se situa no interesse ideológico, mas é posição, atitude.
Instituições Políticas
O Estado tem por finalidade, garantir a soberania, manter a ordem interna e a segurança externa, a justiça territorial e o poder da decisão e tem o papel de regulamentar as relações sociais e políticas, tendo em vista os mecanismos de controle social; as leis estabelecem