AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
Desde que nascemos, começamos a aprender as regras e os procedimentos que devemos seguir na vida em sociedade. À medida que a criança cresce e passa a entender melhor o mundo em que vive, percebe que em todos os grupos de que participa existem certas regras importantes, certos padrões de comportamento que a sociedade considera fundamentais. Essas regras, instituídas pelos nossos antepassados, sofreram modificações ao longo do tempo. A sociedade exerce pressão sobre cada indivíduo para que todas elas sejam cumpridas.
O que é instituição social
As estruturas sociais estáveis(ou formas de organização) baseadas em regras e procedimentos padronizados, socialmente reconhecidos, aceitos, sancionados e seguidos pela sociedade são denominadas instituições sociais.
Instituiçãoé toda forma ou estrutura social instituída, constituída, sedimentada na sociedade.
No estudo das instituições sociais, doisaspectos devem ser levados em conta:
1.As diferenças entre grupo e instituição;
2.A interdependência entre as instituições.
1.Grupo social e instituição social
Apesar de dependerem um do outro, grupo e instituição são duas realidades distintas.
Os grupos sociaissão reuniões de indivíduos com objetivos comuns, envolvidos num processo de interação mais ou menos contínuo.
Já as instituições sociaisse referem a regras e procedimentos que se aplicam a diversos grupos.
2.Interdependência entre as instituições
Uma instituição não existe isolada das outras. Há entre elas uma relação de interdependência, de tal forma que qualquer alteração em determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras.
Principais tipos de instituição
As principais instituições sociais são:
1.A família;
2.O Estado;
3.As instituições educacionais;
4.A Igreja;
5.E as instituições econômicas.
1.A família
Embora as normas sociais institucionalizadas determinem as regras de funcionamento da instituição familiar, cada família tem ainda suas