instalações elétricas
Classe A: fogo em materiais comuns de facil combustao com a propriedade de queimarem em sua superficia e profundidade, deixando residuos. É o caso da madeira, tecidos, lixo comum, papel, fibras, forragem e etc. a estes poderiamos acrescentar alguns outros, tais como o carvão, filmes, e materiais fotográficos.
Classe B: fogo em inflamáveis que queimam somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleos, graxas, vernizes, tintas, gasolina, querosene, solventes, borracha, óleos vegetais e animais.
ClasseC: fogo em equipamentos elétricos energizados (motores, geradores, tranformadores, reatores, apatrelhos de ar condicionado, televisores, radios, quadro de distribuição e etc.)
Classe D: fogo em metais piróforos e suas ligas (magnésio, sódio, potássio, alumínio, zircônio, titâneo e outros). Esses inflamam-se em contato com o ar ou produzem cetelhas e ate explosoes, quando pulverizados e atritados.
Meios do combate ao incêndio e sua classificação
Água em jato denso. extintores com carga de soda – ácido ou líquido
Espuma
Neblina de água
Gás carbônico. Extintores e instalções fixas
Pó carboquimico. Extintores instalações fixas
Classe A - materiais sólidos, fibras, texteis, madeira, papel sim sim sim sim sim Classe B – liquidos, inflamáveis derivados do petróleo não sim sim sim sim Classe C - maquinários elétricos não não sim sim sim Classe D – gases inflamáveis sob pressão
Não
Não não não sim Estimativa das descargas no sistema de hidrante
Para determinação da descarga da bomba, que alimenta de água os hidrantes, é preciso considerara natureza de ocupação do prédio e o risco de incendio previsto. Temos a seguinte classificação
Classe A: escolas, residencias,