Titulo auto-explicativo
MEDIÇÃO DE PRESSÃO E VAZÃO
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO LABORATORIAL
Curso: Engenharia Mecânica
Turno: noturno
Disciplina: EMC302 – Construção de Máquinas I
Prof.: Cesar Abraham Flores Cisneros
Torno n°: 71
10.00941-8 Giovani Antoniassi Esposi
S. Caetano do Sul
31/Maio/2014
SUMÁRIO
Torno mecânico
Máquina que faz o torneamento, processo de usinagem onde a peça executa o movimento de corte rotativo e a ferramenta o movimento de translativo de avanço., geralmente utilizado na fabricação de peças simétricas. O torno é muito versátil, pois além das operações de torneamento, pode executar operações que normalmente são feitas por outras máquinas como a furadeira, a fresadora e a retificadora, com adaptações relativamente simples. Permite a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.
Componentes essenciais:
Carro transversal: O carro transversal – (e) pode se movimentar transversalmente ao barramento. Ele é montado encima do Carro principal – (f), em um dispositivo chamado Sela. Sobre a Sela está montada a guia do carro transversal com o mecanismo de avanço.
Cabeçote móvel: O Cabeçote móvel não se relaciona com o sistema de acionamento da máquina. Colocado sobre o barramento em frente do cabeçote fixo, tem por finalidade dar apoio ao material a ser usinado, ou em outros casos, suportar e guiar ferramentas de corte. É composto pelas seguintes peças:
Base: é uma placa de ferro fundido, que se assenta nas guias do barramento;
Corpo: é um suporte de construção sólida para o alojamento de um cilindro que se encontra rigorosamente alinhado com a árvore do cabeçote fixo.
Mangote: Tubo cilíndrico, (provido de porca), que se desloca axialmente dentro do cabeçote;
Caixa de Câmbio: São