As manias
Autores básicos
Carol Gilligan, Anette Baier e Nel Noddings
Obras de referência
Gilligan C. In a Different Voice. Harvard: HUP, 1982:174.
Primeira edição em português sob o título Uma Voz Diferente. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, sd.
Baier A. The Need for more than justice. Can J Phil 1987;13(suppl):41-56.
Noddings N. Caring: A Feminine Approach to Ethics and Moral Education. 1984.
Referência histórica
Baseia-se na tradição de estudos sobre a pscologia do desenvolvimento, especialmente o desenvolvimento das justificativas morais. Baseia-se é critica as idéias de Jean Piaget (O Julgamento Moral da Criança) e de Lawrence Kohlberg (Essays on moral development).
Proposta básica
A autora propõe que existe uma diferença fundamental entre o raciocínio moral masculino e feminino. As mulheres baseiam, de modo geral, o seu raciocínio moral dentro da noção de cuidado ("care") enquanto que os homens na de justiça (aspectos legalistas).
Este modelo permite identificar inúmeras características diferenciadoras, desde o ponto de vista do julgamento moral, de homens e mulheres. Homem
Mulher
Moral da Justiça
Moral do Cuidado
Concordar
Compreender
Igualdade
Vínculo
Pensar
Sentir
Egoísmo
Altruísmo
Teoria
Prática contrário de Justiça
Opressão
contrário de Cuidado
Abandono
Noddings propôs que o cuidado se basta, que ele deve ser a essência. “A noção de cuidado é tudo que é necessário para a ética de enfermagem do cuidado. Sendo que as enfermeiras cuidam, não há necessidade de regras e princípios universais, não há necessidade de se preocupar com as idéias tradicionais de imparcialidade e justiça”
É uma proposta ainda individualista, mas que insere esta pessoa na sociedade.
Crítica
A maior crítica ao Modelo do Cuidado foi feita por Beachamp e Childress (Principles of Biomedical Ethics. New York: Oxford, 1994:91) por acharem que esta proposta teórica é incompleta, por dar apenas algumas novas contribuições