Mapa
Na Ilha da Pedra Furada, a paisagem se recorta entre manguezais, matas, grandes rochas e praias tranqüilas de um mar azul estonteante. O nome se deve a uma enorme pedra erodida em forma de arco. O curioso é que as várias pedrinhas espalhadas por toda a ilha também conservam esta característica peculiar. Pedra Furada é tão encantadora e, ao mesmo tempo, tão pequena, que basta atravessar a pé a rocha que lhe dá nome para se alcançar o outro lado da ilha. Aproveite para contorná-la e conhecê-la na sua totalidade.
Apesar de ser uma propriedade particular, a visitação é aberta ao público que, no período da alta estação, pode também desfrutar das iguarias locais no restaurante montado especialmente para atender o alto contingente de pessoas atraídas pelos belos cenários da ilha.
Muito embora à beira-mar, ao aportar em Cajaíba a sensação é de estar em uma cidadezinha do interior; há somente uma fileira de casas muito simples e coloridas, que contornam a capela em invocação a São Francisco de Assis. O santo, padroeiro da ilha, é homenageado no mês de outubro com festa de largo, novenas, missa e procissão por entre as barracas armadas ao longo do porto, enfeitadas com bandeirolas. Vale a pena conhecer a festa popular, de cultura de raiz e