Instalações Elétricas em Centros Cirúrgicos
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), sob a orientação do professor Benedito Antonio Luciano, no curso de graduação de Engenharia Elétrica, no Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande.
O Tema escolhido foi Instalações Elétricas em Centros Cirúrgicos de um sistema hospitalar e o estudo de caso teve lugar no Hospital Universitário Alcides Carneiro.
Os principais itens de Instalações Elétricas estudadas no Centro Cirúrgicos foram: os padrões das tomadas elétricas, a iluminação, os painéis de distribuição, sistemas de comunicação, aterramento e interferência eletromagnética.
O Centro Cirúrgico é um local de importância vital para um ser humano que esteja sendo tratado nele. Portanto, na elaboração e execução do projeto as normas técnicas específicas devem ser rigorosamente obedecidas.
Temos que levar em consideração que a questão da saúde é de extrema importância e merece a atenção de toda comunidade: engenheiros, médicos, arquitetos, governo, técnicos, em fim de todas as pessoas que de uma maneira ou de outra estejam envolvidos na questão hospitalar.
2 – Aterramento
Aterramento significa acoplamento permanente de partes metálicas com o propósito de formar um caminho condutor de eletricidade tanto quanto assegurar continuidade elétrica e capacitar uma condução segura qualquer que seja o tipo de corrente.
Para quer um sistema de energia elétrica opere corretamente, com uma adequada continuidade de serviço, com um desempenho seguro do sistema de proteção e, mais ainda, com uma garantia de que os limites de segurança pessoal não serão ultrapassados, é fundamental que a questão aterramento mereça um cuidado especial. Este cuidado deve ser traduzido na elaboração de projetos específicos, nas quais, com base em dados disponíveis e parâmetros pré-fixados, sejam consideradas todas as possíveis condições a que o sistema possa estar submetido.