instalações de agua gelada
Necessita-se de agua gelada:
Para uso de bebida;
Em muitas operações e processos industriais;
Em instalações de ar condicionado;
Para retirar calor de um ambiente, isto é refrigerá-lo, pode-se empregar o circuito de refrigeração por compressão.
Diagrama representativo da evolução da temperatura T de um corpo em função da entropia S do mesmo. A entropia é definida como a variação da quantidade de calor realizada a temperatura constante, referida a essa mesma temperatura. Para produção de água Gelada requer essencialmente:
Um compressor
Um condensador
Um evaporador
Válvula de expansão
Acessórios
A temperatura da água nos bebedouros deve ser aproximadamente 10 graus célsius. Nos reservatórios de acumulação de água gelada a temperatura é de 8 graus célsius a 6 graus célsius. A descarga normal de um bebedouro é de 3 litros por minuto. No caso de uma instalação central de água gelada, considerando uma utilização média provável, adota-se para o cálculo dos ramais o peso igual a 0,1 para bebedouro, o que corresponde a uma vazão: Neste sistema os bebedouros constituem o próprio equipamento frigorifico, contidos em móveis compactados construídos em chapa de aço inoxidável ou esmaltado, de esmerado acabamento. Bebedouros do tipo gabinete: são alimentados por uma coluna de tubo de ferro galvanizado ou cobre, vinda do barrilete.
Se o reservatório for dimensionado com ampla capacidade e bem isolado termicamente, o compressor, que pode ser posto em funcionamento em torno de duas horas antes do horário de consumo de água, não terá problemas para atendimento nas horas de maior consumo. A capacidade do reservatório dependerá, naturalmente, da hipótese que se fizer para o consumo.
Nas tubulações a água gelada se encontra em torno de 8 graus célsius, enquanto externamente a temperatura pode estar, por exemplo, a 32