curso de contabilidade
Disciplinas Obrigatórias
Fiscalidade
Contabilidade
Pública
Empresarial
Matemática
Informática
Na óptica do utilizador
Programação
Inglês
Português
Disciplinas Opcionais
Filosofia
Desporto Horas/Ano Disciplina Nota Mínima 120 Fiscalidade 10,5 145 Contabilidade 11 110 Matemática 9,5 200 Informática 15,5 100 Inglês 10 125 Português 11,5 100 Filosofia 8,5 102 Desporto 11 Um chiller de água é uma máquina que tem como função arrefecer água ou outro líquido em diferentes tipos de aplicações, através de um ciclo termodinâmico. Os dois principais tipos de chiller são:
- Chiller de compressão ou eléctrico
- Chiller de absorção
Os chillers de compressão utilizam um compressor mecânico, usualmente accionado por um motor eléctrico, de forma a aumentar a pressão em determinada fase do ciclo termodinâmico do sistema. A desvantagem deste processo reside no seu relativamente elevado consumo energético.
O que distingue o funcionamento dos chillers de absorção dos chillers de compressão é o facto do primeiro ter como princípio de base um “compressor termoquímico”. Os chillers de absorção permitem produzir água gelada a partir de uma fonte de calor, utilizando para tal uma solução de um sal (e.g. brometo lítio) num processo termoquímico de absorção. Os chillers de absorção, por sua vez, subdividem-se em dois tipos:
- Chiller de absorção de queima directa: nestes sistemas o calor necessário ao processo é obtido queimando directamente um combustível, tipicamente gás natural. - Chiller de absorção de queima indirecta: nestes sistemas o calor necessário é fornecido na forma de vapor de baixa pressão, água quente ou de um processo de purga quente.
Os chillers de absorção são muitas vezes integrados em sistemas de cogeração, de forma a permitir o aproveitando do calor que de outra forma seria desperdiçado. O chiller de absorção de queima indirecta utilizando água quente como fonte de calor