Instalação residencial
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica - UAEE
Disciplina: Eletrotécnica Geral
Professor: Luis Reyes Rosales
Período: 2011.1
Aluna: Alinne
Instalação Elétrica Residencial
Campina Grande, 07 de Abril de 2011.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda de maneira prática o conteúdo desenvolvido nas aulas de eletrotécnica, ministradas pelo professor Luis Reyes Rosales, durante o período referente à 1º avaliação, sendo este trabalho objeto da referida avaliação.
O conteúdo deste trabalho foi baseado na Norma de Distribuição Unificada – NDU – 001, exceto pelo tipo de fornecimento, obedecendo as instruções do professor. A NDU – 001, regulamenta a distribuição de energia elétrica e os procedimentos a serem seguidos em projetos e execução das instalações de entradas de serviço das unidades consumidoras de baixa tensão em toda a área de concessão da ENERGISA (antiga SAELPA- S.A. de eletrificação da Paraíba e CELB- Cia. energética da Paraíba).
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para melhor compreensão do projeto alguns conceitos serão abordados de forma clara e concisa: • Tensão Elétrica Força que impulsiona os elétrons nos fios. É medida em volts (V). • Corrente Elétrica Movimento ordenado dos elétrons livres nos fios. É medida em ampère (A). • Potência Elétrica Aparente É o resultado do produto da ação da tensão e da corrente. Sua unidade é volt-ampère (VA) e ela é composta por duas parcelas: potência ativa e potência reativa. - Potência Ativa - É a parcela efetivamente transformada em potência mecânica, potência térmica e potência luminosa e é dada em watt (W). - Potência Reativa - É a parcela transformada em campo magnético, necessário ao funcionamento de motores, transformadores e reatores. Medida em volt-ampère