Relatorio de quimica
A calibração, chamada também de aferição, é o processo que estabelece a associação entre os valores indicados por um instrumento de medida e os valores correspondentes das grandezas ditas como padrões.
Os instrumentos podem apresentar imprecisões em suas medidas. Com a calibração é possível medir precisamente através da densidade e volume de um liquido previamente conhecido, em uma determinada temperatura, da relação: Densidade = massa / volume.
Alguns exemplos de vidrarias que podem ser calibradas são balões volumétricos, pipetas volumétricas, buretas, entre outros.
Objetivo
Determinar o volume de diferentes vidrarias como pipeta de 25mL e 50mL, bureta de 25mL e 50mL, balão volumétrico de 50mL e 100mL.
MATERIAIS E REAGENTES:
Pipeta Pasteur
Pipeta Volumétrica de 25 e 50mL
Bureta de 25 e 50mL
Etanol
Erlenmeyer de 50mL
Termômetro
Pêra
Água destilada
Papel filtro
Balão volumétrico de 50 e 100mL
PROCESSO EXPERIMENTAL
Na pratica realizada consistia em utilizar água destilada nas vidrarias, uma a uma, até a marca do menisco.
A temperatura foi medida antes da pesagem.
Em seguida a água era transferida para o erlenmeyer, que eram pesados juntos.
A massa da água foi calculada após a subtração do resultado obtido (erlenmeyer com água – erlemeyer vazio).
Sabendo o valor da massa da água e sua densidade, na temperatura medida, foi encontrado o valor do volume de cada vidraria.***
A pipeta volumétrica de 25 mL, a bureta de 25 mL, valeria o seguinte procedimento: Medir 25 mL de água destilada e anotar a leitura considerando a precisão adequada; Colocar o volume medido em um erlenmeyer previamente tarado e medir a massa em uma balança eletrônica analítica, anotando o resultado considerando os algarismos significativos. No caso da pipeta volumétrica de 50 mL e balão volumétrico de 50mL, o volume a ser medido seria de 50 mL (e não de 25 mL, como nas outras vidrarias), mas o mesmo procedimento acima seria efetuado. E logo após foi