Contabilidade
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES
FINANCEIRAS E CONTÁBEIS
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é fortemente influenciada pelo ambiente que atua. Os valores culturais, a tradição histórica, a estrutura política, econômica e social acabam refletindo nas praticas contábeis de uma nação, e a evolução das mesmas pode estar vinculada ao nível de desenvolvimento econômico de cada pais.
Por ser considerada a “linguagem dos negócios”, os principais agentes econômicos buscam na contabilidade informações sobre o desempenho empresarial e avaliação de risco para realizar investimentos. Assim sendo, os investidores sempre solicitam os relatórios contábeis para mensurar a conveniência e oportunidade para concretizar seus negócios.
2. Importância da Análise das Demonstrações Financeiras e Contábeis
Através da Análise de Balanços que se pode indicar os pontos críticos de uma empresa e, conseqüentemente, apresentar um resumo das prioridades para a solução de seus problemas, permitindo uma visão da estratégia e dos planos da empresa. Os acontecimentos econômicos podem manifestar-se de várias formas, desde a paralisação de uma indústria até o surgimento de novos concorrentes (Matarazzo, 1995).
Já de acordo com Franco (1989, p. 96), a importância da análise das demonstrações contábeis está na própria identificação de aspectos científicos na contabilidade. Como ciência é o conhecimento certo pelas causas, e como não há possibilidade de se determinarem as causas das variações patrimoniais sem analisar a origem e as mutações dos elementos que compõem o patrimônio, a análise de balanços constitui uma das formas de se identificarem aspectos científicos na contabilidade, pela relação de causas e efeitos.
As relações comerciais e financeiras estabelecidas entre as organizações necessitam cada vez mais serem baseadas em informações sólidas e seguras. As mudanças