Instala Es De Coelho
Os cunicultores selecionados para a adoção deste sistema de produção, embora sejam proprietários de uma criação de pequeno porte, são bastante acessíveis à adoção de novas tecnologias, possuem um bom nível cultural e representam a média dos cunicultores existentes no Estado.
Infra-estrutura existente - há dois tipos de cunicultores: os que adotam a criação em gaiolas pré-fabricadas ao ar livre e aqueles que utilizam o sistema de criação em galpões fechados. Como instalações propriamente ditas, consideram-se os depósitos de ração, depósitos para equipamentos e caixa d’água.
Gaiolas de arame galvanizado ou pré-febricadas em concreto; bebedouros e comedouros de concreto, barro ou chapa galvanizada; ninhos; lança-chamas; pulverizador e tatuador são equipamentos comuns, praticamente, a quase todas as criações.
Tipos de exploração e produtividade - o tamanho médio das criações é de aproximadamente 60 matrizes.
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS
Instalações e equipamentos - situar os galpões de coelhos em locais isolados, de fácil acesso, arejado e seco.
As instalações para criação de coelhos podem ser em galpões abertos, fechados ou em gaiolas de concreto pré-fabricado, ao ar livre. Os galpões abertos ou fechados são equipados com gaiolas de arame galvanizado.
1. Gaiolas pré-fabricadas ao ar livre - as gaiolas pré-fabricadas de concreto são construídas com este material em todos os lados, com exceção da frente e do piso que são de arame galvanizado, e terão as seguintes medidas: frente: 50 centímetros; profundidade: 70 centímetros; altura maior: 70 centímetros; altura menor: 45 centímetros; altura do chão: 80 centímetros.
Colocar essas gaiolas em locais frescos e ventilados, porém dotados de uma boa arborização, a fim de proporcionar às mesmas, proteção contra os ventos e raios solares excessivos. O concreto armado tem, em média, cerca de 2 cm de espessura e a chapa superior deve possuir um pequeno beiral, para proteção das gaiolas.
2. Galpão