AVALIA O ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
PEDAGOGIA
KAROLINE PETRY
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Avaliação Escolar no Ensino Fundamental: Uma Nova Perspectiva
Concórdia
2015
KAROLINE PETRY
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Avaliação Escolar no Ensino Fundamental: uma nova perspectiva
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Educação Física Escolar, Seminário VI, Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil.
Professores: Sandra Reis, Edilaine Vagula, Mari Clair Moro Nascimento, Juliana Fogaça, Vilze Vidotte, Suhellen Lee.
Tutora eletrônica: Flávia Maria de Souza Pereira
Tutor(a) de sala: Adriane Vitto Chaves
Concórdia
2015
Introdução
A educação brasileira tem como grande desafio dentro do contexto da atualidade promover a aprendizagem de todos os alunos e lhes assegurar uma trajetória de sucesso. Esta trajetória só será possível se o aspecto pedagógico tido como central passar a fazer parte de uma gestão que priorize formas de pensar, sentir e atuar para garantir a permanência do aluno na sala.
Nessa perspectiva torna-se fundamental a constituição de um conceito de avaliação escolar que atenda às necessidades de escolarização das camadas populares, porque são elas que mais têm sofrido como o modelo de escola atual. E, se o movimento amplo da sociedade impõe um novo tipo de escola, impõe, também, a necessidade de um novo referencial para a constituição dos processos de avaliação.
Questionam-se, assim, os processos de avaliação da aprendizagem dos alunos que estão, usualmente, centrados num desempenho cognitivo, sem referência a um projeto político-pedagógico de escola, e, ainda, o sentido das avaliações escolares que se têm direcionado, especialmente, para o ato de aprovar ou