Inst Financeiros
Aula tema 1-
RESUMO
Com o objetivo do pleno emprego com o mínimo de inflação, a Política Monetária controla a taxa básica de juros da economia e a oferta de moeda. A Política Fiscal reflete-se na atuação do governo na arrecadação de impostos e nos seus gastos. A tributação deve servir de instrumento para a correção de desequilíbrios da conjuntura econômica e para facilitação do crescimento (LAGIOIA, 2013).
O sistema tributário ideal é regido através dos princípios da equidade, progressividade, neutralidade e simplicidade (REZENDE, 2001).
A Política Externa pode ser dividida em Política Cambial e Política Comercial. A Política Cambial é responsável por administrar a taxa de câmbio. Basicamente, podemos dividir em três as formas de administração da taxa de câmbio:
1. Regime de câmbio fixo: é determinado um valor fixo para a paridade entre o dólar (ou outra moeda) e a moeda local.
2. Regime de câmbio flutuante: a cotação da moeda nacional flutua livremente frente às moedas estrangeiras de acordo com a oferta e a demanda.
3. Regime de bandas cambiais: assim como no regime de câmbio flutuante, a taxa de câmbio oscila, mas, neste caso apenas entre certos limites. Toda vez que a taxa de câmbio ultrapassa um dos limites, a autoridade monetária, representada no Brasil pelo
Banco Central, atua para levar a taxa para dentro dos limites (bandas). A Política Comercial é a política do governo que rege o comércio com os outros países. O governo atua nas tarifas, subsídios, quotas de importação, restrições à exportação ou à criação de empresas de capital estrangeiro, regulamentação do comércio de serviços e outros tipos de barreiras ao comércio internacional.
A Política de Rendas é o conjunto de medidas que visam à redistribuição de renda e justiça 9 social, propiciando ganhos de poder aquisitivo aos salários, por exemplo, com o controle da inflação. Também propicia a garantia de renda mínima a determinados setores ou classes