Mercado Financeiro
É o conjunto de instituições e instrumentos de natureza financeira que visa proporcionar a transferência de agentes superavitários para agentes deficitários. Pode ser dividido em 2 subsistemas:
Normativo: é constituído por instituições que estabelecem as diretrizes de atuação das instituições financeiras operativas e controle de mercado. São eles:
- Conselho Monetário Nacional: órgão totalmente normativo, composto pelo ministro da fazenda, ministro do planejamento e presidente do banco central. Suas principais funções: Regulamentar a política cambial, regulamentar se preciso for as taxas de juros e Fixar diretrizes normativas para o funcionamento das instituições financeiras.
- Banco Central do Brasil: órgão fiscalizador do SFN, que concede autorização para funcionamento, transferências ou fusões das instituições financeiras, emite dinheiro e controla a liquidez do mercado, executor da política monetária.
- Comissão de Valores Mobiliarios: normatizar e controlar o mercado de valores mobiliários como de ações, debêntures, etc
- Banco do Brasil: é um banco comercial e de investimento que tem algumas funções específicas para o governo como agente financeiro.
- Banco Nacional de desenvolvimento (BNDES): Execução de politica de financiamento de médio e longo prazo do governo federal
- Caixa Econômica Federal: principal agente do SFH, administrar serviços de loterias federais, arrecador de FGTS
Intermediação: constituído por empresas que atuam em operações de intermediação financeira composto por 5 grupos:
BANCÁRIAS: Principal característica é a criação de moeda. Tem os bancos comerciais que proporcionam o surgimento oportuno dos recursos necessários para financiamento, a captação de depósitos a vista. Bancos múltiplos, que são bancos com carteira comercial, de investimento de crédito imobiliário e desenvolvimento. E as caixas econômicas cuja principal atividade é a de integrar o SFH (Bancos de investimento: não tem conta