Gestão financeira
Estrutura do SFN: Normativo-CMN, BACEN, CVM
SFN Formador pelas Autoridades Monetarias: CMN, BACEN, CVM, Banco do Brasil e BNDES
Entermediação Financeira: Bancarias: (responsavel pela oferta da moeda- Bacem e Bc. Comercial) e Ñ Bancaria: não possuem faculdade p/criar moeda (instituições de credito financeira)
Segmentação do SFN: *Mercado Monetario: inst. Financ. Negociam tit de renda fixa a curtissimo prazo e onde satisfaz suas necessidades imediata de caixa. * Mercado de Credito: suprir as necessidades d cx de curto e medio prazo por concessao de credito ao consumidor ou financiamento de capital de giro das empresas. * Mercado de Capitais: Financia atv produtiva a longo prazo, principais atv são-emissão de ações e debentures.* Mercado de Cambio: onde sao negociadas moedas estrangeiras conversiveis em moeda local pelas inst. Credenciadas pelo BACEN.
CMN: É o orgão max. do SFN, ela que define as regras e normas.
Prinpipais atv. do CMN: Cuida da politica monetária, autoriza emissão do papel-moeda, aprov. Orç. Monet. Preparados pelo Bacen, da poder ao Bacen p/ atuar no merc. De cambio, dita as regras p/ fiscalizar todas inst. Financ, regula o valor interno e externo da moeda, zela pela liquidez das inst. Financ.
*Ele fica monitorando todos os dias se está c/ muito dinheiro ou pouco dinh. Se reúnem pelo menos 1 vez ao mês.
BACEN: É uma das Inst. Mais jovens, ele é o xerife, emite moeda, executa as normas estipuladas pelo CMN e fiscaliza quem esta abaixo dele.
Funções do BACEN: Emite moeda, faz ela circular na economia, recebe recolhimentos compulsórios(refaz liquidez e regula o efeito multiplicador da moeda, quanto maior o compul. Menor a circulação de moeda na economia), operações de redesconto:eu tenho um direito de receb. E faço isso antes do