Inspeção educacional
Elaine Patrícia Vanderlei Ribeiro
Introdução
Observando o crescente interesse pela construção de uma escola publica cidadã para as classes populares, senti a necessidade de estudar a gestão para melhor compreensão do processo pelo qual passa a educação hoje. A transparência de responsabilidades da gestão para as próprias escolas tornou-se uma das ideias mestras da administração escolar dos dias atuais, não apenas por se constituir numa solução mais democrática, mas também porque responde as dificuldades crescentes enfrentadas pelos sistemas de ensino para garantirem um numero de escolas que vem ultrapassando sua capacidade de controle. Através delas encontramos as características principais dessa gestão caracterizada pela instituição escolar subtendendo-se em autonomia, participação e autocontrole buscando assim soluções próprias para tomadas de decisões democráticas indispensáveis para um funcionamento adequado da escola. Constata-se que com adesão ao processo de Gestão as escolas melhoraram a qualidade de ensino dentro de uma perspectiva democrática, deixando de lado a autoridade central, passando as decisões a serem tomadas de forma participativa e democrática formando assim uma escola cidadã.
Desenvolvimento
A administração escolar que tem persistido na sociedade brasileira foi embaçada em ideias expostas pelo poder administrativo empresarial e capitalista, vivenciando uma educação hierarquizada e burocrática emergindo padrões de centralidade e autoritarismo onde tem sido historicamente seus rumos traçados pela administração de empresas na medida em que adota seus pressupostos no desenvolvimento de suas ações, com vista sempre no alcance da produtividade.
A qualidade de normas impostas elo capitalismo levou as instituições de funções pedagógicas a realizarem ações complexas passando a simplifica-los e tornando-as inalteráveis. Em vista disso, e que poderia ter correspondido um avanço na educação,