FUNÇÃO, ATUAÇÃO E DESAFIOS DA INSPEÇÃO EDUCACIONAL EM SANTANA DO IPANEMA
ELAINE PATRÍCIA VANDERLEI RIBEIRO
RESUMO: o presente estudo teve por intuito de mostrar o trabalho das inspetoras educacionais da SRE do município de Santana do Ipanema. Diante do crescimento que o serviço de inspeção educacional vem sofrendo a cada dia faz-se necessário um estudo para que seja cada vez mais mostrado que o serviço de inspeção vai muito além da de vigiar. O estudo se baseou em três momentos, o primeiro se concretizou por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre a inspeção nos tempos passados. O segundo passo foi verificar o que os documentos trazem a respeito do serviço de inspeção e por fim uma pesquisa de campo no intuito de observar o trabalho delas na SRE. PALAVRAS-CHAVE: Inspeção educacional. Vigiar. Inspetora. 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como tema a organização, a filosofia de trabalho e a forma de atuação do serviço de inspeção educacional no município de Santana do Ipanema, a partir da Secretaria de Educação do Estado – 6ª. Coordenadoria de Ensino do Estado.
A Inspeção educacional trata de uma nova abordagem de conceitos como lideranças, interesses, necessidades, motivação, cooperação e organização, tais atividades podem ser consideradas como ligadas aos resultados da execução e têm como finalidade administrar e corrigir o executado. O Inspetor Educacional é que exerce um papel de competência e responsabilidade, acompanhando, apoiando, supervisionando, controlando e avaliando as instituições escolares.
O município de Santana do Ipanema é atingido pela 6ª. Coordenadoria de Ensino do Estado. Ela atende 09 municípios: Santana do Ipanema, Olho d´Agua das Flores, Olivença, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Dois Riachos, Poço das Trincheiras, Maravilha e Ouro Branco e um total de 39.330 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, sendo no município de Santana do Ipanema 08 escolas privadas com 2.042 alunos, 09