Inspeção de POA
A Organização das Nações Unidas, através da Declaração Universal dos Direitos
Humanos, estabelece que a saúde é um direito de todo cidadão, mas, para que isso aconteça é necessário um equilíbrio orgânico e o controle higiênico-sanitário dos alimentos para a prevenção de doenças de origem alimentar (GERMANO; GERMANO, 2001).
Estes mesmos autores citam que todos os setores de produção de alimentos enfrentam o desafio da qualidade de seus produtos e a utilização de cuidados rigorosos com a higienização, seguido de normas adequadas para o controle e a qualidade oferecem um menor risco à saúde do consumidor, além de respeitar as normas e padrões microbiológicos da legislação vigente.
A carne bovina, bubalina, ovina, suína, de aves ou de peixes, tem um alto valor nutritivo e agregado a isso existe uma série de fatores que influenciam na sua qualidade, sejam eles físicos, químicos e biológicos (DOMINGUES, 2005). Os produtos cárneos estão expostos à contaminação em todas as fases de seu processamento (SILVA; SOUZA; SOUSA, 2004).
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos através da avaliação das condições higiênico-sanitárias de açougues no município de Tailândia, estado do Pará.
11
II – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
1. IMPORTÂNCIA DA CARNE BOVINA
A carne bovina é considerada um alimento de alta densidade nutricional, devido a multiplicidade de nutrientes e a grande biodisponibilidade (VALLE, 2008).
A carne bovina é considerada um alimento nobre para o homem devido produzir energia, novos tecidos orgânicos e a regularização dos processos fisiológicos a partir de gorduras, proteínas e vitaminas (FEIJÓ, 2008).
Para se relatar das alterações microbiológicas da carne, deve-se levar em conta os fatores que regulam a proliferação de micro-organismos (EVANGELISTA, 1994).
2. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA CARNE
2.1 Cor
A cor ideal da carne é um vermelho brilhante. Em condições normais de conservação, a cor é o principal atrativo