Insegurança Urbana
Insegurança
Introdução
1-O que é a insegurança ?(laura)
Sentimento de desamparo; sensação de não se sentir seguro ou protegido. -A insegurança está relacionada com o abandono, pobreza e desigualdade social , o que faz com que a criminalidade aumente e assim exista um grande receio de “sair à rua” e de usufruir dos espaços públicos (parques, jardins ou lugares próximos da sua habitação).
2-Abandono , pobreza e desigualdade socialmente (dalete)
Abandono : - lar instavél ; sem regras
Pobreza: - falta de condições financeiras; inferioridade
Desigualdade social: - necessidade de integração; exclusão CRIME
3- Crime- Violação grave da lei (Beatriz) inquérito “criminalidade e insegurança” 1/20 foram vítimas de um crime no último ano.
O dia-a-dia e a qualidade de vida dos portugueses são negativamente afetados pelo receio do crime
“É necessário uma prevenção mais eficaz e um apoio que reduza o receio da população que todos os anos sofre perdas pessoais ou patrimoniais causadas pelo crime.”
As pessoas não se sentem inseguras apenas nas ruas, o que já é grave, mas também nas suas próprias casas. O que leva ao isolamento, sem interação social, pelo receio de serem assaltadas ou violentadas.
-"A insegurança dos portugueses é desproporcional à realidade do crime", disseram vários investigadores e especialistas.
O professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Luís Fernandes, declarou que “a maiores níveis de crime não correspondem necessariamente maiores níveis de insegurança e vice-versa” porque “a insegurança está ligada a mais dimensões do que apenas o crime”.
-“No âmbito da criminalidade, foi observado que, apesar da diminuição da criminalidade durante o ano de 2011, os crimes foram feitos de forma mais violenta e mais grave e acompanhados pelos meios de comunicação, agravando assim o